Recomendação de Leitura – 12 Regras Para A Vida – Um Antídoto Para O Caos

É certo que a vida não se faz apenas de elementos materiais. Aliás, quanto mais desenvolvida é uma sociedade, mais complexas e espirituais são as necessidades das pessoas. Assim a pirâmide de Maslow o diz.

Vivemos em constante relacionamento com a ordem e o caos, e do caos criamos a ordem, mas a ordem sem caos pode levar a um sentido de segurança tirânico. Todos os dias temos de lidar com o caos, sendo essencial para o nosso desenvolvimento.

É neste sentido que Jordan B. Peterson, ex. professor de Harvard e atual professor pela universidade de Toronto, conhecido como “O pensador mais influente e mediático do mundo ocidental” (parafraseando o NYT), lançou em 2018 o livro 12 Regras Para A Vida – Um Antídoto Para O Caos”, um livro que nos mostra o quão somos parecidos psicologicamente com lagostas na forma como nos organizamos em sociedade, como isso é algo natural e até inevitável (as lagostas já obedecem a esta estrutura hierárquica há 350 milhões de anos) e como isso nos ensina a importância de manter as costas direitas perante os desafios da vida.

12 Regras Para A Vida – Um Antídoto Para O Caos é um livro que ensina a assumir as responsabilidades e a ter controlo sobre a própria vida, controlando o caos e não se satisfazendo com a ordem fácil. Endireitar as costas, cuidar de si, fazer amizades com quem quer o melhor de si e comparar-se com quem foi e não com quem os outros são, são alguns conselhos que o autor dá com uma fundamentação excelente sobre cada um dos conselhos.

Eu comprei a sexta edição, traduzida por inglês por Hugo Gonçalves. Gostei imenso da tradição em específico.